É a emissão eletrônica do documento CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos) sem a necessidade de vistoria. O licenciamento pode ser verificado no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (aplicativo SENATRAN) ou no aplicativo Posto Digital do DETRAN/RJ.
Procedimentos
VEÍCULOS REGISTRADOS NO RIO DE JANEIRO:
Quitar débitos existentes (IPVA, GRT, MULTAS);
DETRAN-RJ enviará a emissão do CRLV-e a base nacional do RENAVAM, tão logo ocorra a compensação dos pagamentos de débitos; Requerente deverá acessar a página do DENATRAN ou aplicativo Carteira Digital de Trânsito (aplicativo SENATRAN) e através do Site do DETRAN/RJ (Posto Digital) ou aplicativo Posto Digital do DETRAN/RJ, para baixar o documento no formato PDF, com a opção de impressão em A4.
Caso não ocorra o licenciamento automático após o pagamento dos débitos, o requerente poderá entrar diretamente no site do DETRAN/RJ (Posto Digital) através do seu CPF e senha e realizar o mesmo na opção “Licenciamento anual => Solicitar”
Caso opte pela emissão do documento físico em uma das Unidades que realizam serviços de Veículos, além do proprietário, qualquer pessoa poderá retirar o novo Licenciamento, basta apresentar o original do CRV ou do licenciamento anterior do veículo e um documento original de identificação.
Se o veículo possuir sistema de GNV instalado e registrado junto ao DETRAN/RJ, deve ser atualizado anualmente o Certificado de Segurança Veiculas (CSV). Este deve ter sido atualizado dentro do prazo de Licenciamento para garantir a atualização do mesmo.
Taxa de Serviço
Para a realização do Licenciamento Anual, haverá a necessidade de quitação integral dos débitos relativos a tributos, multas de trânsito e das taxas referentes ao DETRAN/RJ, incluindo os débitos relativos ao período de licenciamento e aos anos anteriores ao licenciamento. Para imprimir a GRT ou a GRM, é necessário acessar o site do Bradesco. Em relação a IPVA, será necessário acessar o site da Secretaria Estadual de Fazenda – RJ.
Principais Motivos que Impedem o Licenciamento de Forma Automática
Não pagamento de débitos.
Não realização da vistoria do GNV no ano corrente (CSV).
Não quitar as multas vencidas.
Ter sido parado em blitz do Detran e não ter cumprido a exigência (restrição de vistoria).
Ter qualquer restrição administrativa ou judicial que impeça o Licenciamento do Veículo.
Ter deixado de concluir um processo no posto de atendimento, deixando algum protocolo sistêmico em aberto.
Não ter atendido o chamado de Recall da montadora do veículo.
Ter realizado o serviço de Comunicação de Venda ou Intenção de Venda.
Se foi feita alguma alteração de característica no veículo (com emissão de CSV) e ainda não foi atualizada no sistema do DETRAN.